
Ideias e Formas Virais - O Modernismo de 1922 em artes cênicas, música e cinema
Organização: Alvaro Machado
Autore(a)s: Danilo Santos de Miranda (prefácio), Alvaro Machado (Introdução), José Celso Martinez Corrêa, Sérgio de Carvalho, Luiz Fernando Ramos, Veronica Stigger, Gutemberg Medeiros, Maria Lívia Nobre Góes, Irineu Franco Perpétuo e Luiz Nazario.
Com foco em áreas pouco abordadas pela pesquisa atual, Ideias e Formas Virais reúne ensaios sobre artistas como Flávio de Carvalho, Mário de Andrade, Alcântara Machado e Patrícia Galvão. A obra conta com participação do encenador José Celso Martinez Corrêa (1937-2023), em texto sobre O rei da vela e outras peças de Oswald de Andrade.
Cada capítulo começa com um texto-síntese, seguido de transcrições e análises entremeadas por uma seleção de imagens que documentam os temas em discussão. Na introdução, Alvaro Machado traça um panorama da “fascinante aventura da modernização cênica brasileira, sobretudo no Rio de Janeiro das décadas de 1920 e 1930”: como essa cena se relaciona com a performatividade dos modernistas de 22 e como o espírito da Semana influenciou os movimentos cênicos e artísticos das décadas posteriores.
Edições Sesc 2023/24 - 296 páginas, ISBN 978-85-9493-270-9, 16 x 23 cm.